HOME  |  ARTIGOS  |  CASOS  |  QUEM SOMOS  |  OPUS COMENTA  |  DICIONÁRIO  |  PARECE OVNI  |  LINKS  |  CONTATO

 


Símbolo


A figura que simboliza a entidade é a de um planeta, inspirada em Saturno. A idéia original é de Millen Larocca. A imagem foi criada por computação gráfica em fevereiro de 2001 por Diego Nyko e Bruno Leitão. Na época, a organização passava por uma mudança no seu posicionamento diante da Ufologia, inclinando-se para o ceticismo e rigor científico na busca de evidências de extraterrestres em nosso planeta.

Sua escolha ocorreu entre outras possibilidades. A alternativa de um disco voador como símbolo foi descartada, pois nem todos os relatos condizem com a forma discóide. Além disso, a popularização dessa imagem pode sugestionar inconscientemente a população a ver o que "tudo mundo diz que vê". Ou seja, popularizar essa forma prejudicaria nossa pesquisa.

A imagem do extraterrestre tipo "gray" também foi rejeitada. Partindo do pressuposto de que a teoria da evolução de Darwin aplica-se também a outros planetas no universo, é questionável a idéia do surgimento de um tipo extraterrestre com forma humanóide. Inúmeros fatores, boa parte deles aleatórios, como a queda de um asteróide que teria dizimado os dinossauros e, conseqüentemente, possibilitado o desenvolvimento e multiplicação dos mamíferos, teriam levado ao surgimento do Homem. Quais seriam as probabilidades de uma seqüência igual de eventos acontecer em um planeta semelhante à Terra, em outro sistema solar? Além disso, a imagem pode também inconscientemente sugestionar as pessoas ou mesmo causar desconforto às vítimas de algum trauma, mesmo que este tenha sido caudado por falsa memória.

Já a figura de um planeta com anéis é real, não sugestiona a pesquisa e não mexe com sentimentos íntimos das pessoas, a não ser com alguns astrônomos apaixonados por Saturno. Além disso, os anéis daquele planeta já foram um mistério, assim como muitos relatos de OVNIs ainda o são.
 

 

 


Posições da OPUs
OPUs na mídia
Reuniões
Símbolo
Nome