HOME  |  ARTIGOS  |  CASOS  |  QUEM SOMOS  |  OPUS COMENTA  |  DICIONÁRIO  |  PARECE OVNI  |  LINKS  |  CONTATO

 


Posições da OPUs


Estamos sendo visitados por ETs?

Até o momento, não surgiram evidências, ou seja, provas inquestionáveis (como corpos, ETs vivos ou naves) que pudessem ser analisadas abertamente pela comunidade científica.

Certos vídeos, fotos e gravações em áudio não trazem evidências de ETs em nosso planeta?

Vídeos, fotos e áudios são indícios que merecem ser investigados, mas não constituem evidências científicas.

Certos testemunhos não constituem evidências de ETs em nosso planeta?

Testemunhos podem ser considerados provas no Direito (em tribunais, por exemplo). Mas não constituem evidências para a Ciência.

O que pode ser considerado como evidência da presença de ETs em nosso planeta?

Tecidos, corpos, ETs vivos e astronaves analisados e comprovados abertamente pela comunidade científica.

Chupacabras

Existem muitos testemunhos. Mas ainda não há uma pesquisa de DNA, tecidos ou captura de um espécime comprovando cientificamente a origem extraterrestre.

Área 51

Principalmente na época da Guerra Fria, a Ufologia era assunto de interesse de militares de ambos os lados (EUA e URSS). Havia o temor de que certos OVNIs pudessem ser armas de espionagem inimiga ou representar superioridade tecnológica e estratégica. Mas não há evidências concretas de que haja astronaves extraterrestres ou mesmo ETs na Área 51.

Círculos ingleses

Até o momento, não surgiram evidências inquestionáveis da origem extraterrestre dos círculos ingleses. Por outro lado, já são conhecidos grupos de pessoas, como www.circlemakers.org, que aceitam até encomendas para elaborá-los.

Abduções

Trata-se de um fenômeno ainda não totalmente esclarecido. Mas existem pesquisas de psicólogos, psiquiatras e neurologistas, como por exemplo Michael Persinger (Laurentian University - Canadá) e Elizabeth Loftus (Universidade de Washington - EUA), mostrando a possibilidade de que as abduções (ou seqüestros por ETs) sejam fenômenos exclusivamente cerebrais. Em outras palavras, muitas delas podem estar acontecendo dentro da mente de quem as relata. Mesmo assim, estas pessoas devem ser respeitadas e podem precisar de apoio terapêutico para superar o trauma interno, que acontece com freqüência.

Sondas

Bolas luminosas flutuantes, com tamanhos aproximados de bolas de tênis até de futebol, já foram relatadas em diversas partes do mundo. Muitos ufólogos defendem a idéia de que trata-se de sondas, ou seja, astronaves extraterrestres não tripuladas. Mas é possível que a causa de vários dos casos seja um fenômeno físico conhecido como Ball Lightning (relâmpagos globulares). Já há estudos mostrando certas condições em que surgem (tempestades ou áreas com descargas elétricas intensas).

Caso Varginha

Pelo menos por enquanto, este caso é totalmente baseado em testemunhos. Ainda não apareceram evidências concretas, como corpos ou ETs vivos, que possam fundamentar estes testemunhos.
 

 

 


Posições da OPUs
OPUs na mídia
Reuniões
Símbolo
Nome