HOME  |  ARTIGOS  |  CASOS  |  QUEM SOMOS  |  OPUS COMENTA  |  DICIONÁRIO  |  PARECE OVNI  |  LINKS  |  CONTATO

 

 

Abdução - captura de um humano por tripulantes de uma astronave alienígena. É classificada como contato de 5º grau. Há controvérsias sobre a autenticidade dos relatos de abdução. Veja também hipnose.

Abdução com paralisia durante o sono - veja paralisia durante o sono.

Abduzido - pessoa que teria sofrido uma abdução.

Acobertamento - prática, relatada pela maioria dos ufólogos, na qual diversas organizações, principalmente governamentais (civis e militares), esconderiam do público evidências físicas, informações e documentos que comprovariam a veracidade de relatos de avistamentos de astronaves extraterrestres e contatos com seres alienígenas.

Alien - termo que significa “criatura do espaço sideral” (“creature from outer space”- American Heritage Dictionary - exemplo: filme de ficção científica “Aliens invadem a Terra”). No idioma inglês, pode significar também estranho, forasteiro, estrangeiro.

Alien, tipo mais comum - de baixa estatura, constituição física aparentemente frágil, pele acizentada e crâneo proporcionalmente maior que em humanos. Mas os relatos trazem outras descrições bastante variadas.

Alienígena - de origem extraterrestre. Veja também alien.

Área 51 - Instalação militar situada ao norte da cidade de Las Vegas, no estado de Nevada - EUA. Vários ufólogos afirmam que o governo dos Estados Unidos esconde lá astronaves extraterrestres e aliens (inclusive que estariam vivos).

Avistamento - termo muito utilizado para referir-se a contatos de grau zero, 1º e 2º. Veja também graus de contato.
 

Ball Lightning - relâmpagos esféricos (globulares) -  são esferas luminosas que ocorrem na atmosfera, em geral próximo a nuvens de tempestade. Apesar de existirem mais de mil relatos de sua ocorrência nos últimos 150 anos, este fenômeno permanece como um dos grandes mistérios da atividade elétricada atmosfera. Para saber mais, clique aqui
 

Chupacabras - ser de origem extraterrestre, com características de um predador, que ataca animais e humanos. Há controvérsias sobre a existência deste tipo de alien. Vários ufólogos defendem a tese de que os relatos são reais. Para a OPUs, não há evidências consistentes sobre a existência deste ser.

Círculos ingleses - marcas geométricas regulares que aparecem em plantações, principalmente de trigo. Os primeiros casos foram observados na Inglaterra (lá denominados crop circles). Há ocorrências de marcas similares em mato (Brasil), areia de praia (Brasil) e gelo (Canadá). A maior parte dos ufólogos afirma que estas marcas contêm mensagens extraterrestres em código. Céticos rebatem dizendo que podem ser construídas com barbantes, aparelhos agrícolas e conhecimentos de geometria.

Contato - termo muito utilizado para referir-se aos contatos de 3º, 4º e 5º graus. A palavra “contato” (neste uso) foi bastante difundida a partir do filme “Contatos Imediatos do 3º Grau”, de Steven Spielberg.

Crop circles - veja círculos ingleses.
 

Disco Voador - termo que surgiu dos primeiros relatos de OVNIs em forma de prato nos Estados Unidos (chamados de flying saucers - em inglês).
 

Equação de Drake - é utilizada para estimar quantos planetas habitados por seres inteligentes podem existir na Via Láctea. Multiplicam-se os seguintes fatores: N - Representação do número de estrelas na Via Láctea (Estimativa: 200 bilhões); fp - Fração de estrelas com planetas orbitando ao seu redor (Estimativa: 0,5); ne - Fração de planetas por estrelas capazes de ter vida (Estimativa: entre 1 e 5); f1 - Fração de planetas onde a vida se desenvolveu (Estimativa: 0,1 a 1,0); fi - Fração de planetas onde a inteligência pôde se desenvolver (Estimativa: 1,0); fc - Fraçào de civilizações que se comunicam (Estimativa: 0,1 a 0,9); fL - Fração do tempo em que essa civilização enviou sinais (Estimativa.: 0,000001); Pelas contas do cientista Frank Drake, existem 100.000 civilizações na Via-Láctea.

ET - o mesmo que alien. Esta sigla foi bastante difundida a partir do famoso filme de Steven Spielberg.

Exobiologia - área da biologia que dedica-se ao estudo de possíveis características da vida em ambientes fora do planeta Terra.
 

Flying Saucers - o mesmo que disco voador.
 

Graus de contato - é uma definição adotada pela Ufologia para classificar contatos com extraterrestres. Resumo: grau zero: observação de uma astronave alien a grande distância, na qual não se consegue distinguir formas precisas do objeto; 1º Grau: observação a uma distância na qual é possível identificar luzes, formas e contorno da astronave alien; 2º Grau: observação na qual o objeto deixa marcas temporárias ou permanentes no ambiente (por exemplo: marcas de pouso); 3º Grau: o observador vê tripulantes da astronave alien; 4º Grau: o observador chega a estabelecer comunicação com ser alienígena; 5º Grau: o observador entra na astronave - convidado ou capturado.
 

Hipnose - técnica que coloca uma pessoa em um estado alterado de consciência semelhante ao sono. Pode ser utilizada principalmente para facilitar a recordação de lembranças (psicoterapia) e redução/eliminação da dor (medicina/odontologia). Por outro lado, pode estimular espontaneamente fantasias e falsas lembranças no hipnotizado. A hipnose só deve ser praticada por psicólogos, médicos e dentistas com treinamento teórico e prático de, no mínimo, um ano (recomendação da Sociedade de Hipnose Clínica e Experimental). Fonte: livro Conversando sobre Hipnose - Wellington Zangari e Fátima Regina Machado - Edições Paulinas - pág 20. Vários ufólogos defendem a utilização da hipnose para o esclarecimento de casos de abdução.
 

Implante - dispositivo colocado cirurgicamente por aliens em seres humanos, geralmente durante uma abdução. Não se sabe com certeza com qual função . Há controvérsias sobre a origem extraterrestre dos implantes que teriam sido extraídos por médicos de pessoas que relataram abdução.
 

 

 

 

 

OSNI - sigla para Objeto Submergível Não Identificado. Surgiu devido aos relatos de OVNIs mergulhando ou emergindo em mares e rios.

OVNI - sigla para Objeto Voador Não Identificado. O fato de ser “não identificado” não significa, necessariamente, que seja de origem extraterrestre. Após uma investigação, pode-se constatar que se tratava de um avião, balão, etc. . Veja também UFO (sigla em inglês).
 

Paralisia durante o sono - Vários ufólogos afirmam que pode se tratar de um sinal de abdução. A medicina explica que é um fenômeno neurológico que pode acontecer quando o indivíduo está cansado, emocionalmente influenciado, sob efeito de certos medicamentos ou com algum problema físico.
 

 

Roswell - veja em casos famosos
 

Seqüestro - veja abdução.
 

 

UFO - sigla para Unidentified Flying Object, Objeto Voador Não Identificado (OVNI - em português). Um OVNI não é necessariamente uma astronave extraterrestre. Pode até ser um avião não identificado. Mas no Brasil, UFO é muito utilizado como um sinônimo de astronave extraterrestre (por exemplo, nos artigos da Revista UFO)

Ufologia - área que investiga relatos de avistamentos de OVNIs e contatos com seres extraterrestres.

Ufólogo - pesquisador de ufologia.
 

Varginha - veja em casos famosos

Vigília - atividade de ufólogos de vasculhar o céu, geralmente à noite. Tem como objetivos pesquisar evidências de OVNIs e treinar a identificação de causas conhecidas, como satélites, planeta Vênus, aeronaves, etc.
 

 

Zilhões de estrelas e planetas por aí e nenhuma civilização extraterrestre? Veja a Equação de Drake.